Colaboradores da Emgerpi participam do Curso Formação de Controladores Internos
28/11/2017 - 13:26

O curso segue até esta sexta-feira (31).
Os colaboradores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) participaram do Curso de Formação de Controladores Internos, oferecido pela Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE). De acordo com a coordenadora do núcleo de controle interno da empresa, Regina Maria Pinheiro Legal Reis, o curso ‘Prevenção, Controle e Transparência’, visa aperfeiçoar os conhecimentos dos núcleos de controle e padronizar os trabalhos das pessoas responsáveis pelas análises dos processos, garantindo mais eficiência, eficácia e transparência dos pagamentos feitos por cada órgão do Estado. O curso iniciou dia 20 e seguirá até esta sexta-feira (31).

A coordenadora do controle interno da Emgerpi falou que anteriormente, cada secretaria fazia o controle de despesas ao seu modo e, agora, com a criação do Sistema Integrado de Controle Interno (Sincin), os trabalhos das equipes de controle Interno, que cuidam do monitoramento dos pagamentos e das despesas de cada órgão, feitos mediantes processo de licitação, serão padronizados. O Sincin foi criado pela Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE).

“Através do novo sistema, além da padronização dos trabalhos, a CGE também fará o monitoramento dos trabalhos dos núcleos de controle interno do Piauí. Tudo isso buscando dar mais qualidade e segurança aos trabalhos dos contadores”, destacou Regina Reis. Ainda conforme a coordenadora do controle interno da Emgerpi, outra finalidade do curso ‘Prevenção, Controle e Transparência’ é acompanhar os programas de governo com eficiência, economicidade e legalidade, com destaque para a política de controle interno que padroniza os trabalhos dos controladores  a nível  estadual, mediante o decreto que rege a eficiência dos gastos públicos, evitando riscos.

Dentre os módulos abordados no curso de formação de controladores internos estavam: Controle Interno de Licitação e Contratações Públicas,Controle da Execução Orçamentário Financeira e Fundamentos de Controladoria Governamental.

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, esteve presente no segundo dia de curso, para parabenizar os trabalhos executados pelos colaboradores dos núcleo de controle e agradeceu a presença deles no curso, que pretender oferecer uma maior capacitação dos controladores a frente da gestão de cada secretaria estadual

Um dos colaboradores da Emgerpi a participar do curso foi o analista do setor de controle interno, Adalberto Ramos, disse que acredita que “o curso para os controladores da Emgerpi foi muito proveitoso, pois realmente eles precisam se atualizarem até porque as leis que regem o sistema de controle interno mudam bastante. Através deste curso acredito que terei um melhor desempenho na hora de analisar os processos e certamente servirá para evitar erros durante as análises”, falou Adalberto.

Para a contadora da Emgerpi, Maria das Neves (Tuca), “a semana de curso trouxe um aprendizado muito importante, porque facilitou o nosso desenvolvimento durante à analises dos processos . Esses conhecimentos foram importante até porque em todo o Estado do Piauí adotará o mesmo procedimento que segue as normas da CGE, onde haverá mais facilidade de comunicação entre as secretarias durante às análises dos processos  e acelerar os trabalhos da equipe de controle interno”, falou.