INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Emgerpi promove palestra sobre como prevenir o câncer de mama
17/10/2017 - 15:00  
  
Twitter 
Google+ 
Palestra sobre como prevenir o Câncer de Mama
A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou, na manhã desta terça-feira (17), a palestra "Prevenção contra o Cancêr de Mama", com o intuito de contribuir em prol da campanha Outubro Rosa, movimento de luta a favor da prevenção do câncer de mama. O evento aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí (ADH) e contou com presença de servidoras e servidores da empresa.

A palestra, promovida pela Diretoria de Processos Imobiliários da Emgerpi (DPI), foi ministrada pela médica-mastologista Patrícia Rodrigues que, na oportunidade, explicou detalhadamente sobre os métodos de prevenção que as mulheres devem adotar para prevenir precocemente o câncer de mama.  

A mastologista Patrícia Rodrigues destacou a iniciativa da Emgerpi em debater o tema. “É importante chamar atenção de mulheres e homens sobre a necessidade de prevenção precoce do câncer de mama. Tudo isso para que possamos aumentar as chances reais de cura da doença”, declarou a médica.
Conforme a mastologista, em geral, cerca de 500 a 600 casos são diagnosticados, por ano, no Piauí. Em todo Brasil, mais de 60 mil casos são diagnosticados. “Cerca de 15 mil mortes são esperadas, por ano, no país. Esse dado expõe que o câncer de mama é tipo que mais mata mulheres", pontuou.

Rodrigues disse ainda que a prevenção é feita através de autoexames mensais e exames físicos, com destaque para a mamografia. “A mamografia é o principal método de prevenção, pois ainda é o único exame que viabiliza, de fato, a detecção precoce do câncer de mama. Isso porque é capaz de evidenciar as lesões e fase inicial. Este exame é indicado para mulheres acima de 40 anos”, declarou.

A médica relatou que os principais sintomas podem ser observados através da presença de nódulos palpáveis, alteração na cor da pele mamária, retração dos mamilos, secreção anormal pelos mamilos ou dores nas axilas. 

A diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, relatou que a palestra teve como objetivo dar uma oportunidade a mais para que os servidores pudessem ampliar seus conhecimentos acerca do câncer, especialmente o câncer de mama e também destacar a importância do diagnóstico precoce. "Hoje voltamos a compreender que é simples fazer a prevenção”, falou.

“Achei que a doutora Patrícia foi muito feliz em todas as falas delas, até porque o câncer de mama é uma doença muito recorrente e está entre as doenças que mais preocupa as mulher, mesmo entre aquelas de pouca idade”, declarou a assistente social da Emgerpi, Júlia Soares, que afirmou ter tirado também muita dúvidas durante o bate-papo, principalmente o quanto é importante realizar a autoexame.

“Achei a palestra importantíssima e acho que todas as mulheres deveriam conhecer sempre mais sobre o câncer de mama. Foi muito esclarecedora, pois tirou diversas dúvidas e como uma profissional bem gabaritada da área. Então esse evento é maravilhoso, principalmente quando os servidores participaram durante o bate-papo de perguntas e respostas”, disse a gerente de treinamento e lotação de pessoas da empresa, Mary Sousa.

Outra ação

Os debates entorno da prevenção contra o câncer de mama também estará entre os assuntos que serão pautados no novo projeto da DPI, “Borboletas Lilases”. Conforme a diretora da pasta, Ana Lúcia "esse tema também será incluso na roda de diálogo do projeto, cuja finalidade é valorizar e empoderar as mulheres no ambiente de trabalho”. O projeto “Borboletas Lilases” está previsto para ser iniciado ainda neste ano.

Por Adriana Carvalho

EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Praça Marechal Deodoro, 774 - Centro - Teresina-PI - Cep:64.000-160
Tel.(86)3215-4533 - © 2016. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE