Guadalupe: Emgerpi encerra atendimento do Minha Casa Legal nesta sexta (21).
21/07/2017 - 12:56

Os atendimentos serão ofertados até as 18h desta sexta (21)
Diversos mutuários do conjunto Petrônio Portela da cidade de Guadalupe compareceram, nesta sexta-feira (21), no balcão de atendimento do escritório itinerante do Programa Minha Casa Legal, instalado pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) em mais uma ação realizada para promover a regularização fundiária e financeira dos imóveis construídos pela extinta Cohab-PI. Esta ação itinerante visa regularizar 150 imóveis e 50 lotes que ao longo do tempo foram ocupados de forma irregular.

Sobre a receptividade dos mutuários no itinerante, a Diretora de Processos Imobiliários (DPI) da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, disse que “a procura das pessoas está sendo muito boa, pois muitos mutuários já procuraram o escritório itinerante do Minha Casa Legal aqui em Guadalupe, para negociar seus débitos e promover a regularização financeira dos seus imóveis. Pedidos de liberação de hipotecas dentre outras demandas também foram feitas  durante os atendimentos”.

A diretora relatou também que visitas domiciliares foram feitas e que através delas a equipe técnica da Emgerpi identificaram conflitos com relação a posse de imóveis, que serão resolvidos em parceria com a Secretaria das Cidades do município. A gestora falou que uma equipe da Diretoria de Regularização Patrimonial Imobiliário (DRPI) da Emgerpi, coordenada pelo Diretor Leonardo Botelho, realizou vistorias nos 50 lotes que não possuem casas construídas pela Cohab-PI. “Essa vistoria teve como finalidade avaliar esses imóveis para que a Emgerpi possa analisar os contratos diante dos seus atuais ocupantes”, finalizou.

Os serviços itinerantes do Programa Minha Casa Legal serão prestados até as 18h desta sexta (21), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), situado na rua Mariano de Castro, no conjunto Petrônio Portela (Cohab). Após a entrega da regularização fundiária da área do conjunto Petrônio Portela, feita em junho pelo governador Wellington Dias, os mutuários, que já quitaram os débitos dos seus imóveis, poderão requerer a liberação de hipoteca para obter a titularidade individual das suas casas.

Para o mutuário, Domingos da Silva, o atendimento itinerante “foi muito importante  pois eu não tinha a escritura da minha casa e agora, com as informações que recebi hoje vou conseguirei receber ela”. A mutuária, Maria Luiza Silva Almeida disse que também gostou do atendimento. “Pra mim esse trabalho é importante porque vai facilitar para que a gente receba o documento da nossa casa”, disse a moradora do conjunto Cohab há 33 anos.

Dentre os mutuários atendidos no primeiro dia de ação estava o motorista Odório da Cunha Holanda. Segundo ele as orientações que ele recebeu na ação “era tudo que eu precisava, pois quero demais legalizar minha casa. Só mesmo o governador Wellington Dias para fazer isso”. Já para a auxiliar administrativo, Deusimar Matos, “a ação itinerante “traz uma segurança para a gente que busca receber o documento de quitação de imóvel em nosso nome”.

A solenidade de instalação do escritório itinerante em Guadalupe, ocorrida na manhã desta quinta (20), contou com a presença do vice-prefeito de Guadalupe, Edivan Miranda, do secretário da cidade, Genivaldo Miranda, da coodenadora do Cras, Vitória Régia, da secretária de turismo e lazer, Adriana Alves e de mutuários.