Minha Casa Legal atende mutuários do Promorar
17/03/2017 - 13:12

10 mutuários do Promorar receberam a liberação de hipoteca
Dezenas de mutuários do no Conjunto Promorar já receberam atendimento da equipe técnica da Empresa de Gestão dos Recursos do Piauí (Emgerpi), em mais uma ação itinerante do Programa Minha Casa Legal. E na manhã desta sexta-feira (17) a empresa fez a entrega de 10 ofícios de liberação de hipoteca, em uma solenidade simbólica que contou com a presença do vereador Deolindo Moura, representantes comunitários e moradores do bairro. O Promorar tem 4.960 imóveis, construídos há mais de 30 anos pela extinta Cohab-PI.

A maioria dos mutuários do conjunto Promorar já quitou os débitos dos seus imóveis, visto que somente 433 pessoas ainda possuem contratos em abertos. Portanto, a ação promovida pela Emgerpi busca estimular todos os mutuários que pagaram a estarem atualizando seu cadastro e solicitar os ofício de liberação de hipoteca, que é o documento que permite que estas pessoas recebam, no cartório, as escrituras definitiva das suas casas.

Quanto aos mutuários que ainda precisam resolver pendências financeiras, o diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo pontes, afirma que  o itinerante também visa apresentar as facilidades de pagamentos, incluído descontos de até 90% sobre juro e multas. “Nosso grande objetivo ao instalar esses escritórios itinerantes é facilitar o acesso dos mutuários e orientá-los sobre como proceder para que ele consiga obter a titularidade do seu imóvel”.

Segundo o vereador Deolindo Moura, o governador Wellington Dias e a equipe da Emgerpi estão de parabéns pelas ações que o Programa Minha Casa Legal vem realizando no Estado. Sobre a importância do programa, o vereador relatou que está feliz por ter participado da entrega desses documentos para os moradores no bairro e, principalmente, por saber que agora há um programa que oferece, de fato, oportunidade para que os mutuários regularizem seus imóveis.

O mutuário João Eugênio, que estava entre os moradores que receberam a liberação da hipoteca da sua casa, falou que essa ação foi muito boa e que as pessoas que têm algum problema nos seus contratos deveriam aproveitar para resolver e obter o ofício de hipoteca.

“Gostei do atendimento porque o único documento que eu tinha era da quitação da minha casa e agora vou dar entrega na escritura, pois antes eu não sabia como agir para receber esse oficio que tenho que levar para o cartório e tirar a minha escritura”, disse o vendedor ambulante, que mora no Promorar desde a sua construção, Adão Gomes de Sousa.

O escritório do Minha Casa Legal no Promorar foi instalado na Unidade Escolar Domicio Magalhães de Melo, localizada na rua Ulisses Guimarães, s/n, próxima a igreja católica do conjunto.  Embora o atendimento itinerante seja encerrado às 17h desta  sexta (17), a Diretora da Casa do Mutuário, Ana Lúcia Gonçalves, explicou que os mutuários do conjunto que não compareceram ao escritório itinerante  poderão ser atendidos na Casa do Mutuário, em Teresina.

A Casa do mutuários fica situada na Rua Olavo Bilac, por traz da Igreja de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no horário das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.