INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Emgerpi realiza palestras sobre prevenção do suicídio e depressão
23/09/2016 - 15:37  
  
Twitter 
Google+ 
Diversos servidore tiraram dúvidas acerca do tema proposto
A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) abraçou a campanha de combate ao suicídio e depressão e promoveu, na manhã desta sexta-feira (23), palestras para os servidores lotados na sede da Empresa e na Diretoria Patrimonial de Regularização Imobiliária (DRPI), situada na zona Norte de Teresina.

Os gestores da Empresa entenderam a importância de debater este tema, visto que o suicídio é considerado um caso de saúde pública. A inciativa partiu da necessidade de discutir os métodos de prevenção que podem ser usados para evitar a ocorrência de novos casos em Teresina, reconhecida atualmente  como uma das capitais do Brasil com maior número de suicídios, assumindo o 3º ranking entre as cidades do Nordeste.

Conforme a psicóloga da Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia do Piauí, Amparo Silva, a empresa que promove discussões acerca deste tema contribui para romper tabus entorno do assunto e ajuda a esclarecer que o suicídio pode ser prevenido. Amparo, que ministrou a palestra na DRPI, informou que qualquer ação cuja meta seja alertar a sociedade para os fatores de riscos e prevenção deve ser vista como algo positivo.

O diretor de Regularização Patrimonial Imobiliária da Emgerpi, Leonardo Botelho, elogiou a iniciativa. “Falar sobre suicídio ainda é um tabu, mas acredito que ao discutirmos sobre este assunto nos tornaremos mais capazes de identificar os comportamentos ocasionados por um quadro de tristeza ou depressão”, declarou. O gestor apontou que a Emgerpi quis abordar o tema porque também trabalha maneiras que possam motivar e melhorar a qualidade de vida dos seus servidores.

Para a psicóloga Valquíria Cunha, que ministrou a palestra na sede Emgerpi, eventos como este despertam o interesse dos gestores e dos servidores sobre a importância de compreender a dor do outro e entender que, muitas vezes, as mudanças comportamentais ocorridas dentro do ambiente de trabalho podem ser sinais de que as coisas não estão bem.

Para a servidora Cláudia Regina Pires, a palestra serviu para fornecer orientações importantes. "A gente aprendeu como reconhecer e saber entender uma pessoa que apresenta um perfil depressivo ou  suicida", declarou.

Durante as palestras, cujo tema era “Como Acolher o Sofrimento Humano e Desenvolver a Resiliência”, as duas psicólogas relataram que, conforme dados emitidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídios podem ser evitados. Elas ressaltaram ainda que a prevenção é o único fator capaz de evitar que novos casos ocorram, pois somente através do reconhecimento da dor do outro, pode-se ajudá-lo a recomeçar do ponto em que “parou”. Assim, consegue-se utilizar informações capazes de promover discursos de estímulos essenciais para evitar que novos casos aconteçam.

As psicólogas também elogiaram a iniciativa da Emgerpi e destacaram que atividades como a que foi realizada contribuem significativamente na qualidade de vida dos colaboradores, tanto dentro, quanto fora do ambiente de trabalho. 

 
Por Adriana Carvalho

EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Praça Marechal Deodoro, 774 - Centro - Teresina-PI - Cep:64.000-160
Tel.(86)3215-4533 - © 2016. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE