Aos mestres, com carinho!
15/10/2009 - 00:11:40

Por Michele Sales

Um ofício laborioso que exige dedicação,qualificação e amor. E que por vezes não implica no reconhecimento esperado, mas que fascina quem o realiza. Assim é a profissão do homenageado desta quinta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor.

São pessoas constantemente presentes em nossas vidas. Desde o comecinho de tudo, no maternal, passando pela universidade até um mestrado ou doutorado. Precisamos destes mestres para nos guiar.

E estes profissionais estão por toda parte. Merecem parabéns e homenagens sempre. Na Emgerpi , por exemplo, a variedade de professores é grande. Professores de ensino médio e universidades, em áreas diferenciadas.

Um destes mestres na construção intelectual, e mesmo pessoal, do indivíduo, é Oscarina Silva, Gerente de Processos Imobiliários da Emgerpi, é coordenadora pedagógica de uma universidade particular de Teresina. Formada em Pedagogia, com especialização em Educação Sexual e mestre em Educação, tem mais de 20 anos de profissão. Profissão, que segundo ela, é motivo de orgulho e auxilia no desenvolvimento de outra atividades.

oscarina - professora e aventureira Oscarina, professora aventureira. Na foto, fazendo rapel.

“A profissão de professor é uma das mais necessárias, pois trabalha com a construção do indivíduo que por sua vez será um advogado, engenheiro, educador, médico,entre outras profissões”, diz. “Ser professora me auxiliou nas atividades que desempenho dentro da Emgerpi, pois trabalho com atendimento ao público, com a resolução rápida de dificuldades, com afazeres que precisam de agilidade, por exemplo”, define Oscarina.

A sede da Emgerpi também é reduto de outros bons professores. Para citar alguns exemplos: Maria do Carmo Silva, Gerente do Contencioso, Lucrecina Pereira, Gerente Contábil e Fiscal e Wirna Maria Alves da Silva, coordenadora da Auditoria Interna. Para Wirna, que atua há 7 anos como professora, mestranda em Direito Internacional e Econômico com especialização em Direito e Processo Tributário,  é importante comemorar e também lembrar que trata-se de uma profissão que exige cada vez qualificação. “Como trabalhamos diretamente na formação das pessoas, devemos acumular, de forma intensa, muitas informações para então repassá-las aos alunos. E as instituições têm tido cada vez mais essa preocupação com a qualidade de seu corpo docente”, conta Wirna, que professora de direito em três faculdades de Teresina.

wirna Wirna: "Ser professor exige muita qualificação".

Sobre o que de mais gratificante existe na profissão de professor, Herbet Libério, Gerente de Projetos Estruturantes da Emgerpi garante que colher os frutos daquilo que foi plantado em sala de aula é algo que o apaixona. “É gratificante ver o resultado do nosso trabalho, embora seja em longo prazo, a gente sempre ver ex-alunos bem sucedidos, reconhecidos na sua área de atuação; e isso deixa a gente muito feliz e realizado por saber que fizemos parte de uma  história de sucesso”.

herbert Para Herbert o melhor reconhecimento é o sucesso dos alunos.

Nonato Marques, coordena o setor do Espaço Lazer na Emgerpi e é professor de filosofia em escolas públicas do Estado há 5 anos. Graduado em Filosofia e Ciências da Religião, com especialização em Docência Superior. Mais um mestre da educação que também trabalha na Emgerpi.

Professora de ensino superior há 21 anos, Kátia Brasil, Gerente de Cadastro, Folha de Pagamento e Encargos, afirma ter verdadeira paixão pela profissão, que segundo ela não tem o reconhecimento que merece.”É como professora que me realizo profissionalmente. Mesmo com as dificuldades que passamos, é muito gratificante vê como podemos colaborar com o crescimento das pessoas".

Portanto, a estes e outros profissionais e mestres da educação que são apaixonados pelo que fazem: PARABÉNS!